quinta-feira, abril 24, 2008

Frases que marcam

Chloé voltou a olhar para ele. Tinha olhos azuis. Sacudiu a cabeça atirando para trás a cabeleira ondulada e brilhante, e com um gesto firme e decidido encostou a têmpora à sua face.
À volta fez-se um silêncio abundante, e a maior parte do resto do mundo começou a não valer um caracol.


In A Espuma dos Dias, Boris Vian

terça-feira, abril 22, 2008

Há coisas sinistras, não há?

Com o distanciamento necessário de situações como a seguinte, já consigo descrever um dos dias mais sinistros que tive que passar. É que, às vezes, o desemprego tolda-nos o bom senso e a capacidade de discernimento. Vi um anúncio de uma vaga para uma nova agência de publicidade e marketing que precisava de licenciados. Só isto. Pensei que não custava tentar. Mas custou. Fui chamada para uma pré-entrevista, em que me explicaram que, ao ser seleccionada passaria por três fases dentro da empresa. Durante a primeira teria que ser comercial. Logo aqui devia ter virado costas, mas lá está, o discernimento estava meio apagado. Depois iria gerir recursos humanos. Bom, isto já tem mais a ver comigo. Na terceira fase, teria que gerir uma das agências do grupo. Menos mal.
Passei na pré-entrevista. No dia seguinte fui lá para passar o dia com uma formadora, para ver como eram as funções de comercial. No caminho para lá só me apetecia fugir. Mas lá me deixei ficar a pensar que não perdia nada. Mas perdi.
Ora, então, vamos agora para São João da Talha. Podemos ir no teu carro, que eu não trouxe o meu? Mau, mau. Lá fomos. Chegámos ao destino e, com o carro carregado de caixotes, começámos a descarregar para levar coisas connosco. Agora é vendermos a quem passa na rua. A esta altura já eu estava a agradecer a Deus não estar no centro de Lisboa, onde teria levado a cabo o meu plano de fuga. Não tens que vender nada, assiste só. Mesmo que tentasse vender, não iria conseguir porque mais rapidamente daria um sopapo aos transeuntes do que faria a conversa que passo a descrever. Olá. Está bem disposto? Estou a promover um produto que é só para pessoas bem dispostas. Pode pegar na caixa. É um calendário digital, com diversas funções: calculadora, despertador, relógio e calendário. Está interessado? Não? Mas há pessoas que aproveitam só pelas ofertas. Temos aqui um pack de seis livros da Warner. São livros didácticos com as rotinas dos bebés. Mas se não tem crianças, a outra oferta é para si. É uma caixa com seiscentas porcas, parafusos, buchas e anilhas. Então, qual das ofertas vai desejar? Quando ouvi isto pela primeira vez fiquei em estado de choque mas o pior ainda estava para vir, porque nessa altura ainda não tinha ido a uma agência funerária com a tresloucada, ainda não tinha ido aos cafés onde ela andava de mesa em mesa, ainda não tinha ido a uma peixaria nem a um banco, ainda não tinha ido à porta do cemitério onde a proibí de entrar, ainda o calor não estava a dar cabo de mim e ainda não me doíam os braços de andar carregada com as caixas.
No fim do dia, quase me imploraram para ficar a trabalhar lá porque eu tinha perfil para aquilo. Só podiam estar a gozar, é óbvio que não aceitei.

quarta-feira, abril 02, 2008

Mais uma piada facílima




Poderá um grupo de japoneses a fazer sashimi chamar-se Cutting Cru?